Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alfândegas da CPLP procuram harmonizar combate aos crimes aduaneiros

Directores gerais dos serviços aduaneiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão desde hoje reunidos em Maputo para estudar formas de harmonizar o combate aos crimes aduaneiros e ao contrabando.

Falando no encontro, o director da Autoridade Tributária de Moçambique, entidade que dirige o serviço aduaneiro moçambicano, Rosário Fernando, disse que a reunião servirá para a busca de formas de harmonização do sistema aduaneiro da CPLP no combate aos crimes alfandegários.

“O nosso maior desafio é encontrar termos de convergência. Isto vai permitir a uniformização de procedimentos e pontos de vista comuns nas nossas estratégias de actuação”, afirmou Rosário Fernandes.

A luta contra o contrabando, contrafacção e outros ilícitos fiscais e aduaneiros deve estar no centro da cooperação das alfândegas da CPLP, observou o director da Autoridade Tributária de Moçambique.

“Há indicações de progressos na cooperação no seio da CPLP, através da harmonização dos sistemas, desembaraço aduaneiro, estratégias de combate à contrafacção, contrabando e outras formas de crimes aduaneiros”, disse.

Durante o encontro, que termina na sexta-feira, serão também debatidos a formação em gestão aduaneira e a organização dos recursos humanos. 

NOTÍCIAS LUSÓFONAS

Nenhum comentário: