Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário divulga o conceito da "Amazônia Azul"




Divulgar e fortalecer o conceito da “Amazônia Azul”, junto a líderes e formadores de opinião da sociedade. Foi com esse propósito que a Marinha do Brasil promoveu o Seminário Amazônia Azul, nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ). Buscou-se identificar as potencialidades científicas, econômicas e energéticas das Águas Jurisdicionais Brasileiras, como também as demandas por proteção desses interesses nacionais no mar.

O público presente era de aproximadamente 800 pessoas. Quem não pode comparecer, mas teve acesso à Intranet da Marinha do Brasil, acompanhou as palestras ao vivo, por meio da TV Marinha da Web, e ainda participou dos debates. Foi a primeira vez que a Força experimentou esse tipo de transmissão.



De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) atingem 3,5 milhões de km2. O Brasil está pleiteando junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) a extensão da demarcação da área de sua Plataforma Continental, além das 200 milhas náuticas (370km), correspondente a uma área de 960 mil km2, que poderão atingir até 4,5 milhões de km2.
Na opinião do Diretor do Sistema de Armas da Marinha, Vice-Almirante Elis Treidler Öberg, é de suma importância conscientizar a sociedade sobre o valor da Amazônia Azul. ”Até bem pouco tempo, o Brasil vivia de costas para o mar. É importante que criemos uma cultura marítima, e que a população reconheça a necessidade e a dependência que nós temos do mar”, ressaltou.

O pré-sal foi colocado em pauta pelo representante da Petrobrás, José Alberto Bucheb. Segundo ele, a descoberta de riquezas naturais na região, valorizou ainda mais as águas marítimas brasileiras. Prova disso, é que o assunto permanece como foco das atuais atividades do ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira. “Tenho um relacionado estreito com o Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Sempre me convidam para debates”, afirmou. “Meu esforço é colaborar para que os acadêmicos, formadores de opinião, se preocupam mais em desenvolver estudos sobre a Amazônia Azul, e disseminar os resultados à sociedade”, expressou.


Palestra do Almirante-de-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira sobre aspectos políticos e estratégicos da Amazônia Azul


Mestranda em Estudos Estratégicos de Defesa e Segurança, da Universidade Federal Fluminense, Graziene Carneiro de Souza se interessou tanto sobre o tema, que passou um período de estágio na Escola de Guerra Naval. Para ela, é primordial conhecer o que está em alta nas discussões de defesa, “quero tomar ciência da real importância que a Amazônia Azul tem para o Brasil e para outros países, e entender o funcionamento dos Sistemas de Vigilância”, ressaltou.

O Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e o Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério de Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, também participaram do seminário como conferencistas. O Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, falou sobre o emprego do Poder Naval na Defesa da Amazônia Azul em sua palestra, enquanto que o Secretário do Centro de Estudos Estratégicos para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, destacou o intenso trabalho de divulgação que tem realizado em universidades do Brasil e exterior


Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro discursa para o público


A apresentação do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli, gerou discussões sobre o aumento da demanda de emprego na área de engenharia naval, e a necessidade das universidades e escolas técnicas se prepararem para supri-la. Por fim, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, encerrou o evento com uma explanação sobre a Estratégia Nacional de Defesa com foco na Amazônia Azul.


Ministro Nelson Jobim chega ao auditório da Escola Naval para ministrar a palestra de encerramento
 
FONTE: MB (CCSM)

Nenhum comentário: