Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Instituto português vai criar submarino para inspeccionar barragens no Brasil

Um consórcio de empresas brasileiras assinou um contrato de três anos, no valor de 1,6 milhões de euros, com o Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores do Porto (INESC Porto), para a criação de um submarino-robô capaz de inspeccionar estruturas de barragens e assoreamento das bacias com um elevado grau de precisão.

O consórcio brasileiro, liderado pela CEB Lajeado, pretende o desenvolvimento, ao longo dos próximos três anos, de um sistema inovador de inspecção de barragens e das respectivas bacias, baseado num submarino-robô autónomo.
Os bons resultados alcançados por um robô semelhante adoptado pelas Águas do Oeste na monitorização de emissários submarinos, chamaram a atenção do mercado internacional para esta tecnologia com assinatura portuguesa.
A direcção do INESC refere que o contrato, avaliado em 1.6 milhões de euros, um exemplo da capacidade daquele instituto, em “exportar tecnologia de ponta nacional para mercados externos”.
O submarino-robô fará a recolha automática de informação permitindo a detecção antecipada de anomalias e a análise do nível de risco de barragens com uma precisão na ordem dos centímetros e menos custos do que os processos tradicionais. O sistema a desenvolver deverá permitir “não só recolher dados sobre a qualidade da água e a morfologia da bacia hidrográfica, mas propõe-se recolher informação visual com uma precisão na ordem dos centímetros e mesmo a possibilitar a inspecção em tempo real”, refere um comunicado do INESC Porto.
A criação desta tecnologia vai permitir que as tarefas de monitorização passam a ser feitas com maior frequência e com menos custos associados, “o que permite antecipar anomalias e evitar acidentes ecológicos”. “Garante-se, assim, a integridade das estruturas das barragens por mais tempo e um melhor aproveitamento dos recursos hídricos”, acrescenta o comunicado.
O INESC Porto é membro do cluster do Mar, OCEANO XXI, e este contrato é o resultado dos esforços realizados pelo instituto no desenvolvimento de sistemas inovadores e de impacto económico elevado no âmbito das actividades ligadas ao domínio da água, incluindo a economia do mar.

MUNDO PORTUGUÊS

Nenhum comentário: