Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Temporada de alto-mar


Conhecer várias cidades e praias sem ter que ficar arrumando e desarrumando malas, desfrutar muito conforto e atrações diferentes em uma viagem de baixo custo e com pagamento facilitado são alguns dos motivos que levam cada vez mais brasileiros a se aventurar pela costa do país. Pensando nesse público crescente, as operadoras de cruzeiros no Brasil trouxeram navios novos e apostaram nos minicruzeiros e destinos inéditos para a temporada 2010/2011, que começou este mês e vai até maio de 2011.


Bleu de France é um dos navios que operarão as rotas da CVC na temporada 2010/2011: até maio, 20 diferentes embarcações circularão pelo litoral do país Foto: Bleu de France/CVC/Divulgação
No período, 20 navios circularão por 21 cidades do litoral brasileiro e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) calcula que o número de passageiros nos 415 roteiros disponíveis será de 886 mil. Se confirmada essa previsão, o número representará um crescimento de 23% em relação a 2009, em que 720 mil pessoas embarcaram nessas viagens.

E quem estará perambulando e se divertindo pelos navios? Ricardo Amaral, presidente da Abremar, tem a resposta: "A nova classe média (mais conhecida como classe C) impulsionou o mercado. Em 2005, recebemos seis navios. Na atual temporada, são 20". A procura tem sido tão grande que hoje o Brasil é o quinto país no ranking de demanda por esse tipo de viagem, ficando atrás dos Estados Unidos - primeira posição -, da Inglaterra, da Alemanha e da Itália.

Destinos não faltam para tantas embarcações e tanta gente nos 7.367km de costa nacional: Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Ilha Grande, Ilha de Jaguanum (RJ); Recife e Fernando de Noronha (PE); Fortaleza (CE); Santos e Ilhabela (SP); Salvador e Ilhéus (BA); Itajaí e Porto Belo (SC); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM); Natal (RN)... Noronha, em particular, deve ser uma das meninas dos olhos dos cruzeiristas. Um dos novos navios da temporada, como o Viagem já noticiou, o Bleu de France, trazido pela CVC, fará uma rota exclusiva passando pela ilha pernambucana.

Custo-benefício - Em um navio é possível encontrar de tudo. Restaurantes, bares, spa, academia, shoppings, teatros, biblioteca, boates, piscinas, jacuzzis, áreas paraesporte e diversão para as crianças. Tudo isso por preços que não passam de R$ 3 mil por pessoa, com tudo (ou quase tudo) incluído. Em um resort, por exemplo, esse seria o mínimo que o visitante pagaria para passar uma semana em alta temporada. "A relação custo-benefício é imbatível. O brasileiro se acostumou com os cruzeiros, constatou que eles são ótima opção para as férias ou para alguns dias de descanso, percorrem vários destinos numa mesma viagem e os pacotes têm preços muito razoáveis", destaca Ricardo Amaral.

Outra tendência para esta temporada são os minicruzeiros, que duram três ou quatro noites e passam por menos destinos que um cruzeiro convencional. Segundo o consultor de marketing da Costa Cruzeiros, Francisco Ancona, eles têm sido muito procurados principalmente pelos baixos preços. "São viagens que estimulam novos cruzeiristas a conhecer a viagem no mar e ver se gostam de navios", lembra ele.

A CVC, a MSC Cruzeiros, a Ibero Cruzeiros, a Costa Cruzeiros e a Royal Caribbean oferecem esse tipo de viagem. Para quem não terá férias, essa é uma forma de passar as festas de fim de ano usufruindo toda a mordomia possível.

Nenhum comentário: