Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curso ensina a manipular robôs submarinos para exploração de petróleo

O professor Eduardo Meurer é formado no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências.  Aprender a pilotar um minisubmarino não-tripulado, equipado com câmeras de vídeo, sensores e acessórios, para observação à distância do fundo do mar. Este é o objetivo dos cursos Introdução, Piloto e Piloto Avançado de ROV (Remotely Operated Vehicle), sigla em inglês para veículos operados remotamente. As capacitações serão realizadas pelo Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos.

Formado como Piloto de Micro ROVs no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências, professor e um dos sócios-diretores do NUTECMAR, Eduardo Meurer, explica que os pilotos de ROV podem atuar na exploração de petróleo no fundo mar, na camada pré-sal, mercado bastante promissor, principalmente, na região, com as recentes descobertas na Baía de Santos. "Neste momento a tecnologia marinha é fundamental, e quem tiver conhecimento nesta área será bem sucedido", ressalta.
Segundo Meurer, o profissional ainda tem outras possibilidades no mercado. "Trata-se de uma área bastante promissora, pois o mercado relativo aos robôs subaquáticos vai muito além. O profissional pode atuar em inspeção de cascos de navios, de cais e de pontes, de barragens, condutos e turbinas de usinas hidrelétricas, de segurança portuária, em missões de resgate subaquático, em inspeções de sistemas de tratamento e abastecimento de água, em pesquisas de biologia marinha, oceanografia e arqueologia subaquática, entre outros".
Para ele, outra vantagem é a praticidade da execução do trabalho. "Muitas destas atividades podem ser realizadas à distância e, inclusive, a partir de terra firme, pois são feitas quase sempre por controle-remoto. O treinamento e a prática com equipamentos pequenos, como os Micro ROVs, são o pontapé inicial para quem quer enveredar por esse universo tecnológico", afirma.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de um trabalho bastante valorizado. "Em apenas um mês de trabalho, paga-se todo o investimento destinado à formação", explica. "Um piloto de ROV pode ganhar até R$ 10 mil por mês", finaliza o sócio-diretor da NUTECMAR.
Cursos - Introdução ao ROV: de 5 a 7 de novembro, das 9 às 18 horas; Piloto de Micro ROV, de 8 a 11 de novembro, das 9 às 18 horas; Piloto Avançado de Micro ROV de 14 a 17 de janeiro de 2011. Outras informações no site www.nutecmar.com.br

NUTECMAR - O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações sobre cursos, equipamentos e áreas de atuação no site www.nutecmar.com.br.

O NOTICIÁRIO

Nenhum comentário: