Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ibama suspende restrição ao tamanho de redes de pesca

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, por 60 dias, redes de emalhe de comprimento maior que 2,5 quilômetros (km). Uma portaria de 1998 proíbe a utilização desses equipamentos para pesca em águas brasileiras.
Uma nova portaria, a ser publicada na edição de quinta-feira (21) do Diário Oficial da União, suspende a proibição durante dois meses. Nesse período, um grupo de trabalho irá debater e propor novas medidas para regular a pesca de emalhe no Brasil.
O fim da restrição ao tamanho das redes de emalhar é uma demanda de representantes da pesca industrial, principalmente do Sul do país. Alguns barcos de pesca industrial chegam a utilizar redes de 15 km de comprimento. No entanto, além de peixes, redes com grande extensão capturam pequenos mamíferos e diversas espécies marinhas.
O grupo técnico é formado por representantes dos ministérios do Meio Ambiente a da Pesca e Aquicultura. O Ibama só irá decidir se revoga ou não a restrição de forma definitiva após avaliar as propostas do grupo de trabalho.

(Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: