Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Navios de guerra abertos à visitação

Três navios de guerra brasileiros que atracaram no Porto do Recife ontem, estarão disponíveis para visitação pública, gratuitamente, hoje e amanhã. A parte externa do Almirante Saboia e dos varredores Araçatuba e Albardão terão a parte externa vista de perto pela população que chegar ao cais nº 9 e no Marco Zero, no bairro do Recife. A visita ao Saboia será das 14h às 17h, enquanto os varredores poderão ser vistos hoje das 12h às 15h e amanhã, das 14h às 17h.

O Almirante Saboia é um navio do Rio de Janeiro, que normalmente transporta carros de combate de tropas, o mesmo que levou ajuda humanitária ao Haiti em fevereiro deste ano, depois do terremoto que comprometeu a infraestrutura do país. No local, além de conferir a estrutura disponível, os visitantes vão poder ter a noção do espaço em que vivem os marinheiros que saem em missões, bem como observar o navio de seu ponto mais alto, de onde é possível acompanhar as operações do maquinário da Marinha.

A tripulação, que veio ao Recife depois de deixar a cidade de Natal, recebeu um reforço de 300 alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiro de Pernambuco que utilizaram a viagem como viagem de instrução necessária para a formatura do grupo. Mas, segundo o tenente Nelson Ferraz, a missão na capital pernambucana é mais do que educativa. “Essa é uma iniciativa que ocorre uma vez ao ano para oferecer apoio logístico às principais capitais do Brasil. Já estivemos em seis cidades e ainda aportaremos em Maceió, Salvador e Vitória”, explica. A missão deve ser concluída no dia 2 de novembro, quando está prevista a volta do Saboia ao Rio de Janeiro.

Os varredores Araçatuba e Albardão são equipados com armamentos de guerra e fazem parte de um grupo de localização e neutralização de possíveis minas de guerra que poderiam ser colocadas no litoral brasileiro.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: