Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Robô do INESC Porto adquirido por consórcio brasileiro

Mecanismo vai ser aplicado num sistema inovador de inspecção de barragens

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) assinou um contracto com um consórcio brasileiro, liderado pela CEB Lajeado, para desenvolver, ao longo dos próximos três anos, um sistema inovador de inspecção de barragens e das respectivas bacias, baseado num submarino-robô autónomo.

Os bons resultados alcançados por um robô semelhante adoptado pelas Águas do Oeste na monitorização de emissários submarinos catapultaram esta tecnologia com chancela portuguesa para o mercado internacional.

O sistema a desenvolver, avaliado em 1,6 milhões de euros, permite não só recolher dados sobre a qualidade da água e a morfologia da bacia hidrográfica, mas propõe-se recolher informação visual com uma precisão na ordem dos centímetros e mesmo a possibilitar a inspecção em tempo real.

Na prática, o aparecimento desta tecnologia significa que estas tarefas de monitorização passam a ser feitas com maior frequência e com menos custos associados, o que permite antecipar anomalias e evitar acidentes ecológicos. Garante-se, assim, a integridade das estruturas das barragens por mais tempo e um melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

O INESC Porto é membro do cluster do Mar, OCEANO XXI, e este contrato é considerado pela instituição como “o resultado dos esforços realizados no desenvolvimento de sistemas inovadores e de impacto económico elevado no âmbito das actividades ligadas ao domínio da água, incluindo a economia do mar”.

CIÊNCIA HOJE

Nenhum comentário: