Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Biodiversidade marinha, uma desconhecida

Mais de 2,3 milhões é o número estimado de espécies nos oceanos do mundo. Mas apenas 10% disso é conhecido pelos cientistas, de acordo com o Censo da Vida Marinha, publicado esta semana pela revista PLoS ONE. Em 25 áreas do oceano foram identificadas 230 mil espécies, sendo que 9 mil estão no Brasil. Japão e Austrália tem o maior número de espécies conhecidas, 33 mil cada um. O estudo tem o objetivo de registrar e mapear o maior número possível de espécies dos oceanos. Das espécies listadas, 19% são crustáceos, 17% são moluscos e 12% são peixes.

Segundo o zoólogo da Universidade de São Paulo – USP e gestor do Ocean Biogeographic Information System – Obis, Fábio Lang da Silveira, as águas tropicais como as do Brasil são pobres em nutrientes, o que explica em parte o pouco número de espécies em águas brasileiras. Outro motivo pela baixa quantidade de espécies conhecidas se deve aos poucos estudos para conhecer as águas profundas do Brasil.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: