Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Empresa escocesa de engenharia vai testar nova turbina hidrocinética no rio Amazonas

A empresa de engenharia MTDS, baseada em Achlibster (Escócia) escolheu o Rio Amazonas como local de demonstração de um protótipo de turbina projetado para produzir energia hidrelétrica a partir de correntes lentas de rios.

Recentemente, as empresas de energia marinha participarão de licitação para desenvolver energia de ondas e marés em águas britânicas. Esta é primeira rodada comercial do mundo para a exploração de marés.

A turbina MTDS utiliza rotores verticais. Como as lâminas da turbina se movem na mesma velocidade da corrente, os potenciais impactos da vida marinha são reduzidos ou eliminados.

A construção em escala do dispositivo será instalado por 12 meses na Amazônia. Os componentes do protótipo, com cerca de 50 toneladas e cerca de 20 pés (6m) de largura, devem ser fabricados em Caithness, na Escócia. Eles serão enviados para o Brasil e construídos e instalados pela equipe da Escócia no final de 2010.

Nenhum comentário: