Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 18 de setembro de 2010

Amazônia Azul também é turismo – a baía de PARATY


Muita gente desconhece, mas Paraty está situada em uma das maiores baías do país, a baía da Ilha Grande, com 1125 km2. A sua costa litorânea é bastante recortada e possui aproximadamente 180 quilômetros, exibindo várias enseadas, penínsulas, pontas e ilhas.

Nos locais onde a serra e o mar se encontram, existe, junto a linha d’água, uma faixa de seixos arredondados pela ação do mar, que rolaram das montanhas e formam abrigos para peixes, crustáceos e moluscos.

Na parte sul do litoral, compreendida entre Trindade e o centro histórico, as montanhas da Serra do Mar terminam diretamente no oceano. Nesse trecho, o fundo do mar é formado, em sua maior parte, por areia e, a vegetação faz parte da nossa Mata Atlântica.

Já na parte norte, entre o centro histórico e a divisa com Angra dos Reis, existe uma planície separando o mar das montanhas. Nesse trecho, as marés mais altas invadem a planície, originando uma vegetação típica de mangue, cujas principais características são os arbustos com raízes altas e o fundo lodoso, rico em mariscos e caranguejos.

Os ventos definem a temperatura e a claridade da água: os que vêm do sul e sudoeste sujam e esfriam a água, enquanto os de leste e norte, esquentam e limpam a água.

Quem quiser conferir este santuário, pode aproveitar para conhecer os Chalés  Cachoeira da Luz.

Nenhum comentário: