Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 18 de setembro de 2010

Estudo das Massas de Água no Oceano Austral

Estudo apresenta os resultados obtidos de dados de CTD coletados durante a OPERANTAR XXVI, abrangendo a área localizada entre as latitudes de 42°S e 61°S, com o objetivo de acompanhar a trajetória das massas d’água que contribuem para a circulação das águas em terras brasileiras. Nas estações oceanográficas próximas à Passagem do Drake, nota-se a presença da Antarctic Surface Water (ASW), restrita aos primeiros 200m e o predomínio da Circumpolar Deep Water (CDW) em quase toda a coluna d’água. 

Na região da Bacia Argentina, observa-se a Subantartic Surface Water (SASW), com o núcleo de salinidade 34.1 localizado a 300m; a Antarctic Intermediate Water (AAIW), fluindo abaixo da SASW até a profundidade máxima de 1000m e a North Atlantic Deep Water (NADW) observada com um máximo de oxigênio abaixo de 2000m. Foi possível determinar a localização da PF, SACCF e SBACC na região de estudo.

Leio o artigo de Carina Novak Laprea, B.Sc., Marcia Helena Moreira Valente, M.Sc., Nathália Oliveira de Castro.

Nenhum comentário: