Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

terça-feira, 14 de setembro de 2010

RMPG - Rede Maregráfica Permanente para Geodésia


Uma das ações desenvolvidas pelo IBGE é o estabelecimento de um conjunto homogêneo de marcos geodésicos com altitudes de alta precisão em todo o território nacional.
A partir dos marcos, são medidas as altitudes de todo o Território Brasileiro para os mais variados objetivos: obras de saneamento, irrigação, estradas, telecomunicações, usinas hidrelétricas, mapeamentos e estudos científicos. Em todas essas aplicações, a questão da origem das altitudes (datum altimétrico) assume grande importância, não bastando a definição genérica "acima do nível do mar".

Considerando que as altitudes da RAAP têm uma precisão melhor que 5 mm, a superfície de referência das altitudes deve igualmente ser definida com esse nível de precisão. Essa não é uma tarefa trivial, pois sabe-se atualmente que o nível do mar está sujeito a inúmeras variações, que dificultam a obtenção da média precisa. 

Somente o contínuo monitoramento do nível do mar, através de estações maregráficas permanentes estabelecidas regularmente ao longo da costa, garante o cumprimento daquele objetivo.
A RMPG (Rede Maregráfica Permanente para Geodésia) foi concebida em 1997. Quatro estações já se encontram em operação: Macaé (RJ), com observações desde 1994, Imbituba (SC), desde 1998 – ambas aprimoradas em 2001, através da instalação de novos equipamentos digitais – Salvador (BA), desde 2002 - com equipamento digital desde outubro de 2004 – e Santana (AP), implantada no final de junho de 2005.

Outras duas estações maregráficas serão estabelecidas nas Regiões Norte e Nordeste, nos portos de Belém e Fortaleza. O conjunto de estações da RMPG permitirá que os níveis médios em toda a costa brasileira sejam determinados. Além disso, a rede proporcionará a correlação entre todos os demais referenciais altimétricos, notadamente aqueles utilizados na Cartografia Náutica e nas operações portuárias, trazendo grandes benefícios aos usuários da RAAP em regiões costeiras.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário: