Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 18 de setembro de 2010

CPRM monitora aquíferos


No período de 26 a 30 de julho, foram instalados três poços de monitoramento perfurados no aquífero Bauru, no Estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Os poços compõem a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas) em implantação pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nos principais aquíferos do país.
Localizados nos municípios de Campo Florido, Prata e Limeira do Oeste, os poços interceptam exclusivamente os arenitos do Aquífero Bauru. Este aqüífero, apesar de sua permeabilidade moderada em decorrência da elevada proporção em material silto-argiloso, tem grande importância para o abastecimento e atendimento de demandas em diversas cidades da região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. O aquífero tem ainda papel significativo nos Estados de São Paulo e Goiás, onde também foram construídos poços para o monitoramento.
A instalação dos primeiros poços da rede nacional de monitoramento das águas subterrâneas constitui um marco para o conhecimento, proteção e gestão dos recursos hídricos subterrâneos em um país de extensão continental, marcado pela diversidade hidrogeológica e significativas diferenças sociais e econômicas que se traduzem em demandas distintas por água tanto em natureza quanto em volume. Atualmente, cerca de 60 poços encontram-se perfurados no âmbito do Projeto Rimas, em diversos aquíferos, e a expectativa é que existam, até o final de 2010, mais 116 poços construídos. Além disso, os acordos de cooperação a serem efetivados com empresas de saneamento deverão prover a rede de monitoramento de muitos poços cedidos especialmente por estas instituições.

Fonte: http://www.cprm.gov.br/

Nenhum comentário: