Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma alga que vale milhões

A ALGAREA MINERAÇÃO LTDA é uma empresa pioneira. Situada no Rio de Janeiro, ela vem empreendendo estudos de monitoramento na plataforma continental para a explotação sustentável do Lithotamnium, sedimento de origem orgânica conhecido genericamente por Lithothamnium ou Mäerl.

Esse minério é um biocatalizador orgânico composto por mais de 40 micro e macro-nutrientes, sendo rico em cálcio e magnésio. Sua atuação única é explicada principalmente pelo fato de ser um produto de origem orgânica que disponibiliza, rápida e eficazmente, nutrientes de alta qualidade essenciais aos organismos vivos, que geralmente não estão presentes na nutrição. Por isso, sua aplicação tem eficácia comprovada nos segmentos de Nutrição Vegetal e Animal, dentre outras. 

No exterior, o Lithotamnium, conhecido há mais de 200 anos, vem sendo explotado nos últimos 30 anos por países desenvolvidos, apresentando resultados de grande importância para a Nutrição Vegetal e Nutrição Animal. É aplicado na indústria de países como Brasil, França, Japão, Canadá, USA, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Irlanda, que possuem rigorosa legislação ambiental.
O investimento realizado em capacitação e controle ambiental torna-se especialmente importante no Brasil, onde os estudos comprovaram que a plataforma continental possui áreas com extensa cobertura de algas calcarias. 

Nenhum comentário: