Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

Qualquer lixo no mar é sempre demais



De acordo com a ONU, a cada quilômetro quadrado, 120 mil peças de plástico flutuando e ainda tem gente que acha que jogar apenas um objeto pequeno no mar não vai trazer maiores consequências. 

Na Europa, a Surfrider Foundation Europe quer mostrar o contrário. Nas peças acima, um pneu, uma lata e uma embalagem de detergente mostra que o lixo jogado no mar é como se fosse uma ponta de iceberg. Mesmo quando na superfície parece pouca coisa, no fundo do mar pode significar um desastre ambiental. 

A campanha, criada pela agência Y&R de Paris, divulga a operação limpeza da Surfrider nas praias européias e convoca a população a assinar uma petição para mudar os critérios de classificação de poluição pela União Européia. 

Aqui no Brasil, o Luis Peazê lançou um audio book que pode ser lido no endereço http://issuu.com/peaze/docs/lixo_marinho_e-book e temos o pessoal do Global Garbage, cuja missão é conseguir identificar os navios que jogam o lixo global em alto-mar analisando as embalagens trazidas até as praias pelas correntes marítimas.

Nenhum comentário: