Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 25 de setembro de 2010

Destino dos recursos vindos do pré-sal é "sagrado", diz Lula

Plantão | Publicada em 24/09/2010 às 11h57m

SÃO PAULO - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou como "sagrado" o destino dos recursos que serão gerados com o petróleo do pré-sal. Durante a cerimônia que marcou a capitalização da Petrobras, ocorrida nesta sexta-feira na BMFBovespa, em São Paulo, Lula disse que o objetivo do governo é "impulsionar o sistema econômico para garantir um longo ciclo de desenvolvimento, capaz de erradicar de vez a pobreza na vida do povo". 

O presidente afirmou que o foco é a educação, para garantir a todos os brasileiros "o mesmo ponto de partida". "A capitalização (da Petrobras) é uma das salvaguardas criadas pelo governo para evitar que essa riqueza se perda num labirinto de desperdícios e interesses equivocados", justificou. 

Lula ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar seus antecessores. "Ao contrário do passado, não estamos aqui para debilitar o Estado ou alienar patrimônio público", disse. "Se fosse em outros tempos, esse patrimôno poderia ter sido alienado, na voragem de liquidações impostas pelo estrangulamento de uma economia fragilizada e no vazio de um Estado dissociado dos interesses nacionais", complementou. 

Ao comentar o fato de a BMFBovespa ter alcançado o posto de segunda maior bolsa do mundo, com valor de mercado de R$ 30,4 bilhões, o presidente Lula disse que se trata de "uma dádiva de Deus". "Anos atrás, eu passava na porta da Bolsa e as pessoas tremiam de medo, se perguntando: onde vai esse comedor de capitalismo?. Exatamente esse comedor de capitalismo deixa a Presidência da República com o presidente que participou do momento mais auspicioso do capitalismo mundial", afirmou.


Nenhum comentário: