Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

EROSÃO COSTEIRA

Taí um tema que chama atenção e não é para menos. Com 80% da população brasileira vivendo na costa, o anúncio de que mais de um terço vem sofrendo degradação, mais acentuadamente no Nordeste brasileiro, requer medidas que vão muito além da colocação de pedras e areias nas praias.

No litoral alagoano, a erosão costeira motivou o encontro entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e técnicos da Prefeitura Municipal de Maceió, durante esta semana. A ideia é, a partir de ações conjuntas, realizar estudos sobre a hidrodinâmica costeira para contenção do processo erosivo e a recuperação da praia. Para estacionar o avanço do mar na faixa de areia serão utilizados estudos já elaborados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Para se ter uma ideia geral da gravidade, veja a ilustração abaixo. 




Nenhum comentário: