Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

Trabalho marítimo terá mais um comitê fiscalizador

A Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006), no seu artigo XIII, prevê que o Conselho de Administração da OIT examinará continuamente a aplicação da Convenção, por intermédio de um Comitê Tripartite Especial, que será estabelecido quando o documento entrar em vigor, possivelmente em 2011. Esse Comitê terá competências específicas na área de normas do trabalho marítimo e será constituído de dois representantes designados pelo Governo de cada Estado Parte e representantes de armadores e  trabalhadores, designados pelo Conselho de Administração da OIT, após consulta à Comissão Paritária Marítima. 
O Conselho de Administração decidiu criar um Comitê Tripartite Preparatório, que iniciará o trabalho do Comitê Tripartite Especial e vigorará até a implantação deste. O Comitê Preparatório compreenderá representantes de qualquer governo interessado e dez representantes designados pela International Shipping Federation (ISF) e International Transport Workers’ Federation (ITF). Entre suas incumbências estão: o acompanhamento da implementação da Convenção,  a identificação das questões comuns relativas à interpretação de regras e a preparação do trabalho para o futuro Comitê. 
Matéria completa aqui>>

Nenhum comentário: