Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

Indústria naval quase dobra nível de emprego


Autor: Investimentos e Notícias

O número de empregos diretos na indústria naval  brasileira quase dobrou em 2010.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), em 2009 o setor empregava pouco mais de 40 mil trabalhadores, mas o levantamento atual dá conta de que são mais de 78 mil postos de trabalho. 
Atualmente, o Brasil tem o maior programa de investimentos offshore do mundo. E é exatamente o crescimento do setor de petróleo que está impulsionado a geração de empregos na construção naval.

Segundo dados do Sinaval, a carteira de pedidos nos estaleiros nacionais até 2014 vai passar de 300 embarcações, e está fortemente concentrada no atendimento da Petrobras e de outras empresas do segmento offshore. A Transpetro, por exemplo, por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), encomendou 49 navios, com entrega prevista até 2015.

  "O transporte rodoviário chega a ser quatro vezes mais caro que o marítimo. Não é à toa que 80% do comércio mundial é feito por navio. Nosso programa de investimento vai gerar 40 mil empregos diretos", disse Agenor Junqueira, Diretor de Transporte Marítimo da Transpetro.

Há ainda o programa de renovação da frota hidroviária da Petrobras, destinado ao projeto de escoamento de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná. Conhecido como Promef Hidrovias, a iniciativa prevê a construção de 80 barcaças e 20 empurradores. A previsão é de que esses barcos estejam em operação entre 2011 e 2014. "Com este programa vamos transportar 4 bilhões de litros de etanol por ano", revelou Junqueira.

O engenheiro da Petrobras Marcio Ferreira Alencar lembrou que ainda existe a demanda da série de 8 FPSO para o pré-sal da bacia de Campos. "Esta encomenda tem por base a visão de presente, mas isso deve crescer muito", avaliou. A série de FPSO vai exigir a aquisição de barcos de apoio, o que aumentará ainda mais a demanda dos estaleiros.


Os jovens que se interessarem pela carreira mercante, podem acessar o site do CIAGA.

Nenhum comentário: