Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 19 de setembro de 2010

Um transatlântico para as grandes festas

Investidores encabeçados por uma empresa americana fecharam contrato com um estaleiro sul-coreano para construir um transatlântico de US$ 1,1 bilhão concebido como um condomínio de luxo que circulará pelo mundo visitando eventos como o Festival de Cannes, a festa de ano novo em Sydney e o carnaval do Rio de Janeiro.

A encomenda, anunciada semana passada pela Utopia Residences Co., sediada em Bervely Hills, na Califórnia, marca a primeira vez em que um navio de cruzeiro será construído pela Samsung Heavy Industries Co., o segundo maior estaleiro do mundo em valor total de pedidos depois da Hyundai Heavy Industries Inc.


Será o terceiro navio de passageiros construído pela Samsung Heavy, e também um sinal de que os estaleiros sul-coreanos — que há dez anos dominam o negócio no segmento de navios cargueiros, tonelereiros e plataformas petrolíferas — estão evoluindo para a construção de navios mais complexos que sempre foram fabricados pelos estaleiros europeus.


O navio de 105.000 toneladas, a ser chamado Utopia, terá 200 apartamentos e um hotel com 204 quartos, cassino, spa, teatro, boate, piscinas e restaurantes. A Samsung Heavy começará a construí-lo em 2012 a entrega está inicialmente marcada para 2013.


O navio tem mais ou menos a metade das 225.282 toneladas do maior transatlântico do mundo, o Oasis of the Seas, da Royal Caribbean Cruises Ltd., que fez sua primeira viagem no fim de semana. Embora esse navio seja destinado a cruzeiros a partir da Flórida, o Utopia seguirá um "tour eterno", principalmente para portos na Ásia, Europa e América do Sul.


"O navio vai comparecer aos maiores eventos culturais e esportivos do mundo", disse David Robb, presidente da Utopia, ao Wall Street Journal por telefone. Ele citou eventos anuais como o grande prêmio de Monte Carlo e as olimpíadas como prováveis destinos.

Nenhum comentário: