Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Governo francês autoriza desbloqueio de reserva de combustível

O governo francês autorizou o desbloqueio de uma parte dos estoques de reserva de combustível para evitar qualquer risco de desabastecimento devido à greve no país contra a reforma da aposentadoria, anunciou nesta quinta-feira (14) o secretário de Estado de Transportes, Dominique Bussereau.

"Há reservas próprias dos operadores que representam entre 10 e 12 dias de consumo", indicou Bussereau à rádio RTL. "Vamos autorizar a utilizá-las", declarou.

"Depois, há o que se chama de estoques estratégicos", explicou. "Se necessário, poderemos também utilizá-los, mas não chegaremos lá", assegurou o secretário.

Mais cedo, a União Francesa de Indústrias Petroleiras (UFIP) pediu ao governo que recorresse aos estoques estratégicos de petróleo e desbloqueasse os depósitos, cuja atividade está parada devido à adesão dos petroleiros às manifestações de greve.

"Em média, teremos um pouco mais de 10 dias de reservas em nossos depósitos", indicou à AFP Jean Louis Schilansky, presidente da UFIP.

"Pedimos a autorização para recorrer aos estoques de reserva disponíveis nos distribuidores para alimentar os consumidores além desses dez dias", acrescentou.

A França dispõe de 17 milhões de toneladas de petróleo e de produtos petroleiros em seus estoques estratégicos, que representam 98,5 dias de consumo.

Essas reservas estão compostas por 60% de produtos refinados e 40% de petróleo, segundo a UFIP. Os estoques são administrados pelo Comitê Francês de Estoques Estratégicos Petroleiros e pelos operadores de petróleo. Os primeiros controlam 12,5 milhões de toneladas, enquanto os operadores são responsáveis pelo resto em seus depósitos petroleiros.

"Pedimos autorização para recorrer a esses estoques e poder alimentar os automobilistas por várias semanas", explicou Schilansky.

Diversos depósitos de produtos petroleiros seguiam bloqueados em vários pontos do país.
As operações em dez das 12 refinarias da França foram interrompidas desde terça-feira devido às greves contra a reforma da aposentadoria.

Um "funcionamento normal é incompatível por questões de segurança", havia explicado um porta-voz da petroleira francesa Total.

Os estoques estratégicos de petróleo são utilizados para enfrentar um desabastecimento vinculado a um acontecimento internacional. Foram utilizados pela última vez em 2005, após os danos causados nas instalações petroleiras pelos furacões Katrina e Rita.

REVISTA TN PETRÓLEO

Nenhum comentário: