Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Marinhas do Brasil, Índia e África do Sul realizam a operação IBSAMAR II




Entre os dias 10 e 26 de setembro as Marinhas do Brasil, Índia e África do Sul realizaram a Operação IBSAMAR II na zona do Cabo da Boa Esperança

A IBSAMAR II (India Brazil South África Maritime Exercises – Exercícios Marítimos da Índia, Brasil e África do Sul) repetiu o enorme sucesso da sua primeira edição, que ocorreu na costa da província do Cabo Ocidental em 2008.

Os governos dos três países acordaram que as operações IBSAMAR acontecerão sempre na África do Sul (devido à sua posição geográfica) e que o comando será alternado. Dois anos atrás, a Marinha da África do Sul esteve à frente; neste ano, foi a vez da Marinha Indiana. A frota oeste da Marinha Indiana foi representada por quatro de seus navios de primeira linha, os INS Mysore (um torpedeiro da Classe Delhi), INS Tabar e Ganga (fragatas) e INS Aditya (da frota de navios-tanque).

O Brasil enviou a fragata F40 Niterói e um helicóptero orgânico Super Lynx do esquadrão HA-1. O país anfitrião, África do Sul, esteve presente com as duas fragatas SAS Amatola e SAS Spioenkop, SAS Galeshewe (patrulha oceânica), além de um de seus submarinos Tipo 209, o SAS Queen Modjadji I e do SAS Drakensberg (navio-tanque). A Força Aérea da África do Sul marcou presença com helicópteros Oryx e Lynx,  e aeronaves  Gripen C/D, Hawk e Impala.

Os esforços para desenvolver uma conexão multidimensional forte e duradoura entre as principais economias da América do Sul, África e Ásia Meridional, obtiveram apoio e sucesso, resultando na criação do Fórum de Diálogo IBSA (Índia, Brasil e Sul-Africano) em Brasília, em 06 de junho de 2003. O objetivo principal é promover o diálogo Sul-Sul, a cooperação e a adoção de posições comuns quanto aos assuntos de importância internacional.

A cooperação em defesa é uma das áreas formalmente identificadas de envolvimento construtivo entre essas três economias dinâmicas e de rápido desenvolvimento. Considerando as realidades geográficas dos três países nos três continentes unidos por dois oceanos, essa cooperação em defesa pode claramente progredir para um campo marítimo. Espera-se que daqui a dois anos, quando o Brasil vai estar no comando da IBSAMAR III, sua presença seja mais expressiva, participando com mais meios e mostrando a grandeza da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: