Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ministério da Agricultura vai desenvolver um projeto inédito no Porto de Paranaguá


O Porto de Paranaguá foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para participar de um projeto piloto de classificação de grãos. O terminal paranaense é o primeiro do Brasil a receber a ação de supervisão e acompanhamento das técnicas usadas pelas empresas e armazéns portuários que exportam milho, soja e farelo. Um grupo de fiscais, formado por servidores de diferentes portos do país, esteve em Paranaguá na última sexta-feira (8) para conhecer os processos utilizados.

A escolha do porto paranaense, que servirá de modelo aos demais terminais brasileiros, foi baseada na eficiência do complexo graneleiro do Estado. Em agosto, mês em que o Porto de Paranaguá alcançou recorde histórico de movimentação, foram comercializadas mais de 2,1 milhões de toneladas de graneis pelo terminal. “Além de um enorme volume de grãos movimentados, Paranaguá tem especialização na exportação deste tipo carga”, explica André Bispo, coordenador de fiscalização e classificação de vegetais do Mapa.

A equipe visita empresas que atuam junto ao Ministério e acompanha as medidas adotadas por elas para o recebimento e armazenagem das cargas. “Fizemos uma visita anterior, em março deste ano, e devemos realizar uma próxima ainda em 2010. Levantamos as técnicas de classificação da carga na chegada às empresas, para a garantia de qualidade. Nossa estimativa é que o projeto chegue aos demais terminais do país já no inicio de 2011”, adiantou Bispo.


AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: