Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Portos no Ceará batem recorde

Portos do Ceará (Fortaleza e Pecém) batem recordes de movimentação de cargas em setembro, puxadas principalmente pelas importações. O crescimento da economia e a baixa cotação do dólar explicam

A movimentação de mercadorias no Porto do Pecém registrou novo recorde em setembro, com 2,1 milhões de toneladas (t), o que representa um incremento de 70% em relação a igual período de 2009. No Porto de Fortaleza, no Mucuripe, não foi diferente. O volume de cargas movimentadas (importações e exportações) atingiu a marca de 407 mil t. Trata-se da maior movimentação registrada em um único mês na história do terminal portuário da Capital que opera desde a década de 50. Este ano, o volume de cargas deve atingir 4 milhões e bater um novo recorde. De janeiro a setembro movimentou 3,12 milhões.

O bom desempenho é reflexo do crescimento da economia e impulsionado pelas importações. Segundo o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcanti, há cerca de 10 anos o Estado não importava cimento e não tem registro de importação de asfalto em mais de duas décadas. Adianta que o porto vem crescendo desde 2009 mas este ano em maior intensidade. “Esperamos crescimento de 20% para atingir a marca histórica de quatro milhões de t.”

PORTOS E NAVIOS

Nenhum comentário: