Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Descoberta ilha de lixo no Atlântico

Após 22 anos de acúmulo de detritos plásticos sobre o oceano, um grupo de pesquisadores descobriu como e por que se formou uma ilha de lixo no Atlântico. O que ainda nenhum cientista não mediu são as conseqüências para a vida marinha e para a vida humana de tal poluição.

Já se sabia da existência da ilha gigante de lixo plástico que flutua no Pacífico Norte. Agora, pesquisadores do Woods Hole Oceanographic Institution e da Universidade do Havaí em Honolulu anunciaram na revista "Science - o resultado da recolha de amostras colhidas entre 1986 e 2008 por mais de 7.000 estudantes universitários em 6.136 localidades no Mar do Caribe e Atlântico Norte. Com cerca de 580 mil quilômetros quadrados, a ilha maléfica corresponde à mais que o dobro do território do Estado do Maranhão.

Nenhum comentário: