Na última terça-feira (21), o navio Zhenhua #15, da empresa chinesa ZPMC, partiu de Xangai rumo ao Porto de Itapoá carregado com os quatro Portêineres Post Panamax (foto). O embarque foi inspecionado diretamente pelo superintendente do Porto, Gabriel Ribeiro Vieira. Até o final desta semana, o segundo navio, o Zhenhua #22, partirá com onze Transtêineres. Os dois fornecimentos somam mais de US$ 45 milhões e complementam a aquisição de equipamentos para a operação do Porto Itapoá, cuja inauguração está marcada para 22 de dezembro.
A chegada dos navios em Itapoá, no início de novembro e a descarga destes equipamentos de grande porte diretamente no cais do Porto - um acontecimento que dura mais de uma semana -, terão grande impacto visual e poderão ser acompanhados pela comunidade à distância.
A tecnologia empregada nesses equipamentos une o que há de mais moderno no segmento portuário proporcionando economia de energia elétrica e óleo diesel. Como exemplo disso, os spreaders totalmente elétricos (que acoplam as máquinas aos contêineres para movimentação) são os primeiros no mundo a saírem da fábrica ZPMC com este tipo de acessório, eliminando o risco de vazamento. O cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade assumida pelo Porto de Itapoá desde o inicio do empreendimento.
Os Portêineres são utilizados para carga e descarga dos contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos, possuem lança levadiça de 55 metros que se estende sobre o navio e têm capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar até 50 contêineres por hora.
Os Transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus e são utilizados na movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, 6 posições de altura e 6 posições de largura.
A chegada dos navios em Itapoá, no início de novembro e a descarga destes equipamentos de grande porte diretamente no cais do Porto - um acontecimento que dura mais de uma semana -, terão grande impacto visual e poderão ser acompanhados pela comunidade à distância.
A tecnologia empregada nesses equipamentos une o que há de mais moderno no segmento portuário proporcionando economia de energia elétrica e óleo diesel. Como exemplo disso, os spreaders totalmente elétricos (que acoplam as máquinas aos contêineres para movimentação) são os primeiros no mundo a saírem da fábrica ZPMC com este tipo de acessório, eliminando o risco de vazamento. O cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade assumida pelo Porto de Itapoá desde o inicio do empreendimento.
Os Portêineres são utilizados para carga e descarga dos contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos, possuem lança levadiça de 55 metros que se estende sobre o navio e têm capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar até 50 contêineres por hora.
Os Transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus e são utilizados na movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, 6 posições de altura e 6 posições de largura.
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