Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tesouro em alto-mar

Expedição a ilha brasileira encontra peixe desconhecido pela ciência e mostra como se descobrem espécies 
 
Por: Sofia Moutinho, Instituto Ciência Hoje/RJ.

 
Em junho deste ano , uma nova espécie de peixe descoberta por cientistas brasileiros.
 
Foram três dias de viagem de barco até as ilhas brasileiras mais distantes do litoral. A pouco mais de mil quilômetros da costa do Espírito Santo, no arquipélago de Trindade e Martim Vaz, uma expedição de biólogos brasileiros descobriu um tesouro. Um baú cheio de moedas de ouro? Nada disso: uma nova espécie de peixe! Colorido de verde com pintas vermelhas, ele foi batizado de Halichoeres rubrovirens, que, em latim, significa vermelho e verde.

Não foi a primeira vez que os pesquisadores viajaram até as ilhas em busca de novas espécies. O biólogo João Luiz Gasparini, integrante da equipe, conta que essa foi a sétima expedição que fez à Ilha da Trindade e que em todas descobriu ao menos um nova espécie. Será que ele tem uma sorte enorme ou há algo de especial nessa ilha?

A explicação é simples. Trindade é uma ilha isolada, que fica no meio do oceano Atlântico. Por isso, tem muita chance de abrigar espécies que nunca foram vistas pelo ser humano. “A gente já sabia que não tinha havido muitas pesquisas com peixes na ilha e, por essa razão, a probabilidade de encontrar espécies não descritas lá é alta”, conta João.
Tesouro em alto-mar 2
A Ilha da Trindade fica a mais de mil quilômetros da costa do Espírito Santo (foto: João Luiz Gasparini).  
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário: