Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 2 de outubro de 2010

EUA endurecem normas para evitar novo vazamento de petróleo 

As autoridades americanas anunciaram nesta quinta-feira (30) a instauração de novas normas de segurança em matéria de perfuração petroleira e de gás no mar, com o objetivo de evitar que se repita uma catástrofe como a do derramamento no Golfo do México.

.................................................................................................

Petróleo fecha a US$ 79,97 na máxima em sete semanas

Os contratos futuros de petróleo fecharam no maior nível em sete semanas, ajudados por dados econômicos melhores do que o esperado nos EUA e ainda sob a influência da queda nos estoques divulgada ontem pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês).

Matéria completa

 .................................................................................................

Repsol e Sinopec assinam acordo para explorar petróleo no Brasil

A espanhola Repsol e a chinesa Sinopec assinaram acordo para desenvolver conjuntamente os projetos de prospecção e produção da companhia europeia no Brasil através de uma filial, da qual a firma chinesa passará a controlar 40% do capital.

Matéria completa

 .................................................................................................

Biodiesel em expansão

O Ministério da Agricultura informou na quinta-feira que a produção de biodiesel no Brasil deverá atingir 2,4 bilhões de litros em 2010, o que representará um crescimento de 50% em relação a 2009. Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do ministério, apresentou um balanço de cinco anos deste setor no Brasil no I Seminário Internacional Universidade-Sociedade-Estado, que termina hoje em Buenos Aires. A produção brasileira do biocombustível saiu de 732 mil litros, em 2005, para 1,6 bilhão de litros em 2009, avanço que foi decisivo na antecipação da mistura obrigatória de 5% (B5) em três anos, para 2010. No encontro, que reuniu governo e acadêmicos de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, Bertone informou que o governo brasileiro está investindo para desenvolver matérias-primas alternativas à soja.

Fonte: Valor Econômico  
.................................................................................................

Demanda por projetos verdes movimenta mercado petroquímico

A utilização e geração de combustíveis e matérias-primas provenientes de fontes renováveis estão cada vez mais em voga no segmento industrial. Na área petroquímica, principalmente, diversas pesquisas e investimentos vêm sendo realizados para produzir derivados a partir de materiais considerados “verdes”, como é o caso da Braskem, que em breve inaugurará a primeira unidade de produção de eteno a partir do etanol em todo mundo.

Nenhum comentário: