Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 26 de setembro de 2010

Nova tecnologia para energia eólica

Um consórcio britânico que reúne empresas do setor de energia eólica e universidades acaba de anunciar um novo produto que pode ser muito útil para o Brasil nas próximas décadas: uma turbina eólica com design totalmente inovador, eixo vertical – ao contrário das turbinas convencionais, com eixo horizontal – e que tem a vantagem de poder ser instalada bem mais perto da costa do que as convencionais, o que diminui ainda mais o custo de implantação. Este projeto, considerado radical pela imprensa britânica, pode se tornar a chave para tornar a energia eólica offshore mais econômica e ajudar o Reino Unido a cumprir a meta de, até 2020, ter 15% de suas necessidades de energia provenientes de fontes renováveis. Este é um dos três projetos que estão sendo financiados pelo governo e apoiados pelo Energy Technologies Institute (ETI) como parte de um projeto para encontrar maneiras de reduzir o custo da energia eólica produzida em alto mar. Em janeiro, o governo anunciou um programa de 75 bilhões de liras (cerca de 225 bilhões de reais) para construir 25GW de turbinas de vento offshore.
A geração de energia eólica offshore ainda não está nos planos do Brasil, como já mostrou O Eco. Além de ser muito mais cara que as usinas convencionais, o país não possui conhecimento técnico para sua implementação. Por isso, é bem provável que o país tente esgotar primeiro seu potencial on-shore e outros tipos de energias renováveis antes de optar pela produção em alto mar. Mas, no futuro, quem sabe?!

Fonte: O Eco

Nenhum comentário: