Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Noruega apoia países africanos sobre plataforma continental

Acordos assinados em Nova Iorque englobam Cabo Verde e Guiné Bissau; país nórdico vai ajudar seis nações da África Ocidental a submeterem um pedido às Nações Unidas para a extensão das suas plataformas continentais.

Seis nações beneficiadas
Seis nações beneficiadas




A Noruega vai apoiar seis países da África Ocidental, incluindo Cabo Verde e a Guiné Bissau, a submeterem um pedido às Nações Unidas para a extensão das suas plataformas continentais.
Dois acordos foram assinados esta terça-feira numa cerimónia que decorreu num hotel perto da sede da ONU, em Nova Iorque.

Cooperação Técnica
O primeiro documento foi assinado entre seis nações da sub-região africana: Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Gâmbia, Senegal e Mauritânia, e visa aumentar a cooperação técnica entre esses países na área.
O segundo acordo estabelece as bases para o apoio da Noruega a esses Estados, particularmente na recolha de dados que serão depois apresentados ao Comité das Nações Unidas sobre Plataforma Continental.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Brito, disse à Rádio ONU, durante a cerimónia, que o controle do mar é cada vez mais importante na presente conjunctura económica.

Responsabilidades
"A questão do mar está a tornar-se uma questão emergente importante no domínio das relações internacionais, nas áreas económica, ambiental e de segurança. Para Cabo Verde a extensão da sua plataforma continental iria aumentar as suas responsabilidades mas também as suas vantagens económicas. Pode também ter um impacto no papel que o país desempenha na sub-região", afirmou.
José Brito indicou que o acordo regional irá permitir às nações signatárias reduzir os custos da apresentação do dossier junto à ONU.

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Nenhum comentário: