Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 26 de setembro de 2010

Novo porto para o Rio de Janeiro

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que em parceria com a Petrobras, está acertado a construção de um novo porto na Baía de Guanabara.

O empreendimento será instalado no município de São Gonçalo, para atender ao Comperj, em construção na vizinha cidade de Itaboraí. Também foi acertada a ampliação do projeto original do porto para que possa ser usado em outras atividades navais, até mesmo o transporte de passageiros. 

No dia 15 de setembro, o complexo industrial e portuário de Barra do Furado, no Rio de Janeiro, um projeto que se arrastava há 12 anos com poucos progressos, deu um passo decisivo esta semana com a assinatura de contrato entre os municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes, norte do Estado, e as construtoras Odebrecht, OAS e Queiróz Galvão para obras de dragagem e estabilização do canal de acesso à área do complexo.

Bases de apoio à indústria offshore
Juntamente com o contrato para as obras de infraestrutura foram ratificados termos de compromissos assinados há quatro anos com as empresas Edison Chouest, Alupar, Estaleiro STX e Estaleiro Ilha S.A. para a construção no local de bases de apoio à indústria de petróleo no mar e para a construção de dois estaleiros especializados em construir embarcações de apoio à indústria offshore. O projeto fica localizado na divisa entre os dois municípios, a cerca de 100 quilômetros dos principais campos de petróleo marítimos da Bacia de Campos (RJ).

Fonte: Nicomex Notícias

Nenhum comentário: