Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Navio de carga parte para viagem histórica pelo Ártico


Por Walter Gibbs

OSLO (Reuters) - O navio Nordic Barents está fazendo história ao transportar 40 mil toneladas de minério de ferro da Noruega para a China pelo Oceano Ártico, um atalho através do gelo derretido.
Viajando rumo ao leste pela desolada costa norte da Rússia, o navio que partiu neste sábado é a primeira embarcação comercial com uma bandeira que não a russa que tenta viajar sem escalas pela rota que beira a calota polar do Ártico, camada de gelo que se retrai no verão.

"Nós estamos indo sobre o topo," afirma John Sanderson, o presidente australiano da mina norueguesa de onde o minério foi extrtaído.

Ao usar a rota do norte da Europa para a Ásia, o Nordic Barents pode economizar oito dias de viagem, o que equivaleria a centenas de milhares de dólares a mais para os donos da carga.

Enquanto muitos cientistas se preocupam com a ampliação das áreas navegáveis e põem a culpa no aquecimento global, os transportadores vislumbram uma nova rota internacional.

A mina de Sanderson já enviou 15 navios para a China desde que começou a extrair minério na cidade de Kirkenes, no norte da Noruega, em outubro. Todas rumaram para o sul, depois para o leste pelo Canal de Suez ou em volta do Cabo da Boa Esperança.

Para alcançar as usinas chinesas, ávidas pela matéria-prima, há ainda a ameaça de encontrar piratas no Oceano Índico.

A rota pelo Ártico tampouco é fácil. No sábado, a camada de gelo permanecia quase tão grande quanto o território norte-americano, mas durante o verão ela retrocedeu quase que a mesma extensão registrada no maior derretimento do Ártico, em 2007.

Os russos estão acordando para o potencial financeiro da rota usada majoritariamente por navios domésticos.

"De repente há uma abertura que dá a essa parte do mundo uma vantagem," afirma Felix H. Tschudi, transportador que trabalha com a mina norueguesa Sanderson.

Willy Oestreng, que preside um grupo de pesquisa sobre os oceanos, classificou a viagem do navio Nordic Barents como histórica. "O Ocidente começa a mostrar interesse na rota."

Nenhum comentário: