Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os desafios energéticos da humanidade

A Global Energy Assessment (GEA), iniciativa do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), instituição sediada na Áustria, considera que há recursos energéticos e tecnologias suficientes para a superação dos desafios energéticos da humanidade. Thomas B. Johansson, um dos diretores da GEA, faz conferência sobre as análises da entidade no dia 13 de outubro, às 15h, no IEA. O tema da conferência será "Energia para o Desenvolvimento Sustentável no Século 21". A coordenação do encontro será de José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. (O evento será em inglês, sem tradução.)
De acordo com Johansson, os desafios energéticos incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas e que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética (energia a preços acessíveis e sem interrupções graves) e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos. Para ele, a eficiência na utilização final de energia e o emprego de energias renováveis são prioritários para o restante do século e além dele. "No entanto, as instituições e as políticas em vigor ainda não são suficientes para que isso ocorra."
Doutor em física nuclear, Johansson tornou-se professor de análise de sistemas energéticos da Universidade de Lund, Suécia, em 1984. Atualmente leciona no International Institute for Industrial Environmental Economics (IIIEE) da mesma universidade, do qual foi diretor de 2001 a 2009. De 1994 a 2001, dirigiu o Programa de Energia e Atmosfera do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. De 1992 a 1996, foi autor líder do Comitê do Segundo Relatório de Avaliação do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Johansson tem dirigido e integrado os conselhos de diversas instituições internacionais e multilaterais relacionadas com as questões energéticas.

LOCAL
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo (mapa).
 
WEB
O evento terá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.

INFORMAÇÕES
Com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.

Nenhum comentário: