Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Maragogi: minas serão retiradas na sexta


Uma equipe de 23 oficiais da Marinha do Brasil, especializados em explosivos, virão do Rio de Janeiro para coordenar a operação de remoção e detonação das minas encontradas na zona urbana de Maragogi, cidade a 131 quilômetros da capital alagoana, no Litoral Norte do Estado.
De acordo com a Capitania dos Portos em Alagoas, já foram localizadas seis minas flutuantes enterradas na região urbana da cidade. Uma reunião envolvendo a população, prefeitura, Marinha, Ministério Público e Polícia Militar foi realizada no município para apresentar o plano à comunidade local.
Durante a remoção de cada mina, os moradores serão obrigados a evacuar a região pelo período de três horas, para evitar acidentes durante uma possível detonação acidental. As minas serão levadas para uma área específica em caçambas.
As seis minas localizadas até o momento estão enterradas em pontos distintos a cidade e podem ter sido levadas ao local pela maré. Em maio desse ano, durante a realização de obras de saneamento na cidade, operários se depararam com uma mina flutuante durante as escavações. O artefato, segundo a Marinha, teria sido utilizado durante a II Guerra Mundial.
A partir desta descoberta, um levantamento foi realizado na área e mais seis artefatos foram localizados. A operação de remoção, que se inicia na sexta-feira, 6 de outubro, deve ser encerrada no dia 24, com a detonação das minas em uma área de 2,5 quilômetros. As minas serão enterradas para minimizar a capacidade destrutiva. Segundo a Marinha, a área será interditada em um perímetro de 150 metros do local de detonação, para evitar acidentes.
FONTE: Alagoas24horas

Nenhum comentário: