Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Brasil e França lançam programa de inovação

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Programa OSEO/Finep, que vai selecionar projetos de inovação desenvolvidos em parceria por empresas brasileiras e francesas. 

Até o dia 20 de setembro de 2011, a Finep e a OSEO receberão propostas de P,D &I que envolvam tecnologias aplicáveis a qualquer área do conhecimento, desenvolvidas sob a coordenação de empresas do Brasil e da França.
Os projetos devem ser complementares e capitaneados por uma empresa de país. As propostas precisam ser apresentadas às duas agências – escrita em francês para a OSEO e em português para a Finep. 

Na fase 1, a empresa brasileira que compõe a parceria tem de apresentar à Finep o formulário eletrônico preenchido com os dados do futuro projeto e com informações sobre as condições de formalização do Termo de Parceria Técnica. 

As propostas deverão contemplar o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam a uma necessidade imediata do mercado. Centros de pesquisas, universidades e empresas de outros países poderão integrar o projeto na qualidade de participantes, ou seja, fica excluída a possibilidade de figurarem como proponentes do projeto. 

Na fase 2, as empresas que tiverem suas propostas selecionadas deverão apresentar projetos de acordo com as cláusulas e condições apresentadas anteriormente, juntamente com cópia do Termo de Parceria Técnica celebrado nas condições apresentadas na Fase 1.
Cada proposta de projeto será analisada de acordo com a legislação, regulamentos e procedimentos vigentes no país em que se localiza a sede da empresa proponente.
No caso das empresas francesas, serão elegíveis aquelas que possuírem um quadro consolidado inferior a dois mil empregados (caso o projeto esteja inserido no Programa Estratégico de Inovação Industrial, o total deverá ser inferior a cinco mil empregados). 

No caso das empresas brasileiras, serão elegíveis aquelas cuja receita auferida em 2009 tenha sido inferior a R$ 300 milhões. A aplicação dos recursos a serem desembolsados pela Finep se dará exclusivamente para despesas relacionadas à parte brasileira dos projetos. 

Saiba mais – A OSEO Inovação é a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de 800 milhões de euros. 

A França tem hoje mais da metade – 56% – de seus pesquisadores trabalhando no setor privado e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que contam com fortes incentivos fiscais. O País ocupa hoje o segundo lugar na Europa e o quinto mundial em termos de depósitos de patentes.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Há 32 anos apoia projetos de inovação de empresas de todos os portes e de instituições de ensino e pesquisa brasileiros, oferecendo recursos reembolsáveis com taxas diferenciadas e não-reembolsáveis por meio de editais.

Para informações e dúvidas clique no link do edital ou no formulário de inscrição.
Telefones: FINEP - Coordenação de Cooperação Internacional
André Carvalho - Tel: (21) 2555 0392 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2555 0392      end_of_the_skype_highlighting - acarval@finep.gov.br
Denise Reigada - Tel: (21) 2555 0209 begin_of_the_skype_highlighting              (21) 2555 0209      end_of_the_skype_highlighting - dreigada@finep.gov.br

FONTE: ANPEI

Nenhum comentário: