Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Construcap fecha parceria com empresa do setor naval americano

A implantação do terceiro estaleiro no Estado pode começar a sair do papel. O Grupo Construcap, responsável pela construção do equipamento no Complexo Industrial Portuário de Suape, fechou parceria com uma empresa do setor naval americano. Em novembro do ano passado, o gru­po paulista assinou um termo de compromisso com o Governo do Estado para instalar o es­taleiro em Pernambuco e aguardava o fechamen­­to de parcerias para dar início à obra. Hoje, os empresários estarão reunidos com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Fernando Bezerra Coe­­lho, para conhecer os terrenos disponíveis no Complexo.

“Eles estão em busca de uma área com cerca de 40 hec­tares”, contou o secretário. O grupo americano envolvido na negociação possui unidades de construção naval nos Estados Unidos, Oriente Médio, Cingapura e China. O custo do empreendimento está orçado em R$ 200 milhões. O estaleiro deve gerar sete mil empregos, sendo 1,5 mil durante a construção.

Quando assinou o termo de compromisso, em novembro de 2010, durante a comemoração dos 31 anos de Suape, o vice-presidente da Construcap, Roberto Capobianco, afirmou que a instalação da indústria de­­ve demorar de 12 a 15 meses.

Além do terceiro estaleiro, Sua­pe também ganhará mais uma indústria. Esta semana a americana Fiber Glass System, do grupo National Oilwell Varco (NOV), anunciou que a primei­ra unidade no Brasil será no com­plexo. Com investimento de R$ 28 milhões, a fábrica de tubos em fibra de vidro e cone­xões em epóxi para a indústria de petróleo ocupará uma área de oito hectares, devendo ficar pronta em abril de 2011.

Fonte: Folha de Pernambuco/ROCHELLI DANTAS

Nenhum comentário: