Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 3 de outubro de 2010

Veleiro científico pesquisa poluição do mar

O veleiro científico Sea Dragon começa, nesta quinta-feira (26), uma viagem pelo oceano Atlântico para monitorar presença e impactos de poluentes orgânicos persistentes (POPs) na água e em peixes de águas profundas. A partida será na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, depois da cerimônia, às 11h, que marca a entrada em vigor de nove novos produtos à lista de POPs.

Os POPs são reconhecidos como substâncias persistentes, discutidos dentro da Convenção de Estolcomo. Eles permanecem no ambiente por muito tempo sem sofrer degradação, o que gera dano ao ser humano e ao meio ambiente. Já existem 12 substâncias na lista de POPs, utilizadas em pesticidas de controle de insetos no solo, inseticidas de culturas de algodão e outros produtos utilizados em indústrias químicas.

Uma vez que muitos dos POPs ainda são utilizados em todo o mundo, os países que são partes da Convenção Estocolmo vão adotar medidas de controle, redução e eliminação desses produtos.

Em videoconferência, o secretário-executivo da Convenção de Estocolmo, Donald Cooper, realizará ato comemorativo em Genebra, Suíça, referente à entrada em vigor das nove novas substâncias químicas. A viagem faz parte da Campanha das Nações Unidas para a Responsabilidade sobre os Produtos Químicos e Resíduos Perigosos.

................................................

Pesquisadores fazem expedição para avaliar ilhas de lixo no Atlântico



Durante duas semanas, o veleiro Sea Dragon vai arrastar redes especiais para coletar plásticos na superfície do Atlântico até chegar à Ilha Ascensão, a 1886 milhas náuticas (3.395 km) de distância do Rio de Janeiro, de onde partiu. Estou a bordo, acompanhando tudo, para escrever uma grande reportagem para a revista National Geographic Brasil. Enquanto isso, darei notícias, aqui no Planeta Sustentável, sempre que o tempo e os recursos de comunicação permitirem

Nenhum comentário: