Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sábado, 9 de outubro de 2010

Lula diz que Brasil construirá plataformas marítimas para a América do Sul

Segundo o presidente, a indústria naval brasileira ressurgiu em seu governo e atraiu investimentos

RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (07/10) que o Brasil fortaleceu sua indústria naval e atualmente tem condições de construir plataformas marítimas não apenas para a Petrobras, mas também para companhias de outros países, principalmente da América do Sul.
"Vamos produzir plataformas também para outros países", afirmou Lula em discurso durante a cerimônia de batismo da P-57, uma plataforma que a Petrobras começará a operar este ano de 54 mil toneladas, 105 metros de altura e capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo diários .
Segundo Lula, a indústria naval brasileira, que chegou a ser uma das maiores do mundo na década de 1970, ressurgiu em seu governo e atraiu investimentos de outros países .

A P-57, uma plataforma marinha do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transporte de hidrocarbonetos), custou US$ 1,2 bilhão e foi construída por estaleiros brasileiros com cerca de 68% de componentes nacionais sobre o casco de um navio petroleiro convertido em Cingapura.

A Petrobras considera a P-57 a primeira de uma nova geração de plataformas marítimas com as quais pretende explorar as enormes reservas que descobriu em águas muito profundas do Oceano Atlântico .

Lula destacou que até 2014 a Petrobras investirá cerca de US$ 224 bilhões para explorar as reservas que descobriu e que, por isso, terá que encomendar muitos navios e plataformas.

"Vamos precisar de muitos navios e plataformas, além de estaleiros", disse Lula vestindo o colete laranja dos trabalhadores da Petrobras .

"As empresas de Cingapura vão instalar mais estaleiros aqui porque temos que construir plataformas para muitos países que precisam, para países da América do Sul e outros que não têm a mesma tecnologia que nós temos", acrescentou.

Lula afirmou que os estaleiros de Cingapura constroem na Ásia para atender à demanda de países como China, mas que terão que se instalar no Brasil para atender a países da América do Sul e da África .

O presidente ressaltou que nos últimos anos empresas nacionais e estrangeiras instalaram ou reconstruíram estaleiros em diferentes estados para atender a uma crescente demanda que antes era atendida com importações.


"Era um Brasil que achava que tudo tinha que vir de fora porque era melhor, mais lindo e mais barato", afirmou o presidente, quem acrescentou que antes a Petrobras encomendava plataformas no exterior.

Lula afirmou que a P-57 tem 68% de componentes nacionais, mas que já é possível pensar em plataformas com "80% e até 100%" das peças produzidas no país .

Em entrevista coletiva ontem, o gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, José Antônio de Figueiredo, ressaltou que o casco da plataforma foi convertido em Cingapura porque no Brasil não havia condições.

No entanto, o funcionário afirmou que Petrobras alugou um estaleiro que estava desativado em Niterói para nacionalizar esse processo .

Ele acrescentou que, nas últimas licitações, as empresas brasileiras demonstraram que têm condições de produzir plataformas a um preço inferior ao do mercado internacional.

"Vamos construir os cascos para outras oito plataformas no Rio Grande do Sul. Nos próximos anos vamos construir dezenas de plataformas e centenas de navios de apoio no país" , disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na cerimônia de batismo da P-57 no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis.

Revista Época Online

Nenhum comentário: