Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Repsol constrói laboratório de tecnologia em parceria com UFRJ

Depois de pronto, o Centro Tecnológico 2 (CT2) da Fundação Coppetec/UFRJ, na Ilha do Fundão, vai representar um marco na indústria de petróleo e gás. O novo complexo, somado ao pólo tecnológico de toda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será considerado a maior concentração de laboratórios especializados no segmento de petróleo e gás em todo o Hemisfério Sul.

E a petrolífera Repsol apoia o projeto. Aportou capital para construir um dos cinco laboratórios especializados em petróleo e gás, e participará ativamente das pesquisas a serem desenvolvidas no Laboratório de Modelagem de Impactos e Ecogerenciamento de Reservatórios de Petróleo (LMIERP). Só no LMIERP devem trabalhar 50 pessoas, entre professores, administrativo e estudantes de pós-graduação, e sua inauguração está prevista para novembro.

As linhas de pesquisa do Laboratório construído pela Repsol estarão voltadas a temas como a Preservação da Biodiversidade nas Operações de Perfuração e Exploração de Petróleo; Avaliação do Ciclo de Vida de Insumos da Indústria de Petróleo; Produção de Biocombustíveis; Logística Ambiental em E&P; e Modelagem Ecoeficiente de Reservatórios de Petróleo.

Nenhum comentário: