Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

domingo, 3 de outubro de 2010

A região oceânica não pode ser apenas um modismo


Ao contrário de outros biomas brasileiros, o litoral ainda se mantém órfão de um modelo de desenvolvimento sustentável que proteja seus recursos de apropriações descomprometidas com o bem público.

Ao longo dos 8 mil km de costa, o Brasil concentra uma expressiva parcela de recursos naturais, fsem mencionar a imensa diversidade cultural, geográfica, climática e econômica.

Petróleo (cujo valor explodiu novamente no mercado mundial), turismo, pesca, navegação/logística, Mata Atlântica, segurança nacional e geração de emprego/renda são temas de imensa importância ligados ao Oceano. Entretanto, apesar da congruência de todos esses elementos, o País não realizou até hoje uma política pública articulada e integrada no sentido de promover o desenvolvimento sustentado de seu litoral, perdendo a grande oportunidade de criar riquezas e melhores condições de distribuição de renda, além de promover a justiça social.

São muitos os desafios a serem vencidos pelo País, a partir de um eficaz gerenciamento da costa. que innclui questões graves: degradação das cidades litorâneas por falta de saneamento básico e acidentes com antigos emissários de esgotos, um enorme risco à salubridade; aperfeiçoamento do planejamento para a exploração petrolífera; conflitos agrários e de uso do solo em regiões com potencial para carcinicultura (cultura de crustáceos), agricultura e turismo; remoção irreversível dos manguezais, que compromete o ambiente marinho futuro; educação ambiental para comunidades litorâneas é insuficiente para promover a conservação dos recursos naturais; recifes naturais dilapidados pela prática inadequada do turismo, bem como a sub-avaliação, pelas agências multilaterais, dos impactos ambientais de projetos de turismo principalmente no Nordeste.

Assim, o debate e sua difusão nacional são imprescindíveis para levar às comunidades litorâneas, por meio da sociedade civil organizada, informações capazes de ajudar a definir um novo paradigma para formar a base da sustentabilidade nacional a partir da região costeira. 

Fonte: Instituto Pharos

Nenhum comentário: