Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ter ou não ter sondas brasileiras?

Diante do novo cenário e do risco de construção no Brasil, cresce a polêmica em torno das licitações da Petrobras destinadas à contratação de 28 sondas, com exigência de construção no país. Para alguns especialistas, a cada dia fica mais complicado para a petroleira justificar compra e afretamento desses equipamentos, tendo em vista o risco de projetos desse porte e o fato de haver sondas top de linha já praticamente prontas e sem contrato.

A contratação das sondas “made in Brasil” só compensaria se os preços apresentados fossem compatíveis com as atuais taxas praticadas no mercado internacional. Fontes ligadas ao processo adiantam que a Petrobras trabalha com valores diários variando de US$ 400 mil a US$ 450 mil. Entretanto, é grande a expectativa de que o custo Brasil eleve sensivelmente as taxas diárias das unidades.
“A Petrobras tem contratado um grande número de unidades de perfuração por chegar nos próximos anos. Com equipamento sobrando no mercado e tendo uma carteira de sondas robusta como a nossa, não há argumento técnico e econômico que justifique o pagamento de preços fora do mercado”, avalia uma fonte da petroleira.

Fonte: Brasil Energia

Nenhum comentário: