Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fóssil de pinguim gigante é descoberto no Peru

Animal media o dobro do pinguim imperador, tinha coloração avermelhada e vai ajudar no entendimento da evolução dos pinguins

Uma descoberta no litoral peruano poderá ajudar a entender a evolução dos pinguins. Pesquisadores encontraram um fóssil de 36 milhões de anos que contém evidências bem preservadas de pena e escama. É a primeira vez que penas de pinguins fossilizadas são encontradas.
“Alguns aspectos da evolução dos pinguins ainda não estão claros até hoje. O pinguim encontrado no Peru tinha aspecto diferente e coloração cinza e marrom avermelhada. Embora coloração marrom ou cinza seja comum em filhotes de pinguim de hoje, os adultos atuais são preto e brancos, com aquele aspecto de ‘smoking’ característico”, disse ao iG, Julia Clarke, paleontóloga da Universidade do Texas e que liderou o estudo publicado no periódico científico Science.
A nova espécie de pinguim media cerca de 1,5 metro, duas vezes maior que o tamanho do pinguim imperador, o maior dos dias de hoje. Pesquisadores estimam que o Inkayacu paracasensis pesasse entre 55 kg e 60 kg. Ele também tinha nadadeiras diferentes, mais estreitas, o que confirma que a estrutura corporal dos pinguins sofreu modificações ao longo da evolução.

Nenhum comentário: