Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Porto de Imbituba se fortalece como alternativa logística para carga geral no Sul do Brasil

Enquanto o terminal de contêineres está em obras, com previsão de início das operações no novo cais a partir de novembro, o porto de Imbituba aposta na diversificação de carregamentos e se especializa nas operações de carga geral, tornando-se uma alternativa logística para o Sul do país. Prova disso é o balanço trimestral de movimentação e a previsão de navios e cargas para o mês de outubro.

Para esta semana, três atracações com cargas para o terminal de carga geral estão confirmadas. Trata-se da importação de peças destinadas à implantação de parques eólicos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Hoje (6), o navio "Flinterland" leva a Imbituba 54 pás com 38 metros de comprimento, pertencentes à Impsa Windpower, para o parque eólico de Bom Jardim da Serra (SC). A mesma empresa também é responsável pela importação de 21 torres de aço com 60 toneladas e 28 metros de comprimento que chegarão a Imbituba no dia 8, sexta-feira.

Além disso, por meio deste mesmo terminal serão exportados para a Índia quatro geradores de 31.500 toneladas cada, oriundos da Weg, de Jaraguá do Sul, com carregamento previsto para sexta-feira. Entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, a Santos Brasil Logística irá operar em Imbituba outros quatro navios com carregamentos destinadas aos parques eólicos localizados na região. A previsão é que este tipo de carga continue utilizando o Sul de SC como porto de entrada no país até o mês de abril de 2011, fazendo com que o terminal de carga geral se torne referência neste tipo de operação.

"O ano de 2010 é mais um marco para nós. Alcançamos a melhor média mensal (166.656 toneladas) dos últimos 20 anos, superada em setembro, quando movimentamos cerca de 236.868 toneladas. Além disso, com versatilidade e competência estamos nos firmando como alternativa de custo adequado e eficiência aduaneira, com curto período de espera para cargas cujo destino é o Sul do país. É por motivos como estes que o porto de Imbituba é alvo de investimentos recentes da iniciativa privada e está entre as prioridades para as obras de dragagem de aprofundamento previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", declarou o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.

Fonte: Portos e Navios

Nenhum comentário: