Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projetos do IEAPM em busca de parcerias

Sistema Integrado de Obtenção de Dados Oceanográficos (SIODOC)
O SIODOC é um sistema integrado de obtenção, processamento e apresentação de dados  oceanográficos, meteorológicos, geomorfológicos e acústicos de uma área oceânica a ser empregada para atividades de Defesa, Tecnologia Submarina, Engenharia Naval e pesquisas científicas correlatas.
A área oceânica selecionada será permanentemente monitorada com coleta de dados de perfis de temperatura da água do mar, temperatura do ar, direção e intensidade do vento, pressão atmosférica e radiação solar, com transmissão em tempo real para uma estação em terra, utilizando uma bóia meteo-oceanográfica. Além desses parâmetros, serão obtidos perfis de corrente e realizadas medições de ondas.

Geoacústica Submarina (GeoSub)
A análise integrada das informações geológicas, geomorfológicas e geofísicas de
determinada área possibilita compreender a sucessão de mudanças ambientais ocorridas em determinada região, isto é, a sua evolução paleogeográfica. Neste sentido, os registros contidos nos sedimentos da área das bacias de Campos e de Santos adquirem
especial importância, uma vez que determinados processos, como estabilizações do nível do mar, podem promover feições geológicas, como escavamento e/ou preenchimento de canais, migração de cordões arenosos, beach rocks e aglomeração de tipos litológicos como conchas ou lama. Estas feições, por suas características composicionais e morfológicas, promovem interferências na propagação do som. Fonte: Artusi, 2004.

Comunicações Submarinas (CSub)
A instalação de uma rede de comunicações digitais submarinas é um projeto que será dividido em fases, a fim de que os recursos sejam utilizados de forma condicional ao sucesso das fases anteriores.
O sucesso da fase de desenvolvimento descrita levará ao desenvolvimento de novas
estações submarinas e do desenvolvimento de MODEMS acústicos com tecnologia
nacional. Nos submarinos, os próprios sistemas de hidrofones acústicos deverão ter um
processamento de sinal dedicado a fim de possibilitar a recepção dos dados sem a
necessidade de instalação de outros equipamentos.

Multiperfilador Oceanográfico Descartável (MPOD): Capacitação Humana e Desenvolvimento de Protótipo
O multiperfilador permitirá obter dados sobre as propriedades físicas da água
do mar em função da profundidade, que poderá contribuir para o planejamento de
operações navais e a previsão de alcance sonar na cena de ação.

Medição de Ondas e Correntes de Superfície com RADAR Náutico
O Projeto Medição de Ondas e Correntes de Superfície com RADAR Náutico está parcialmente implementado em estações situadas em Arraial do Cabo (RJ) e Laguna (SC). Este projeto permite obter a medição de parâmetros de ondas oceânicas (altura significativa, direção e período) e de correntes de superfície (sentido e magnitude), com o emprego de radar náutico, e medição de ventos (direção e intensidade) nas mesmas
localidades. Tais informações auxiliarão o estudo de obtenção de informações do estado
do mar em áreas oceânicas, a partir dos dados de onda obtidos e meteorológicos (local,
oceânicos e de previsão numérica).

Vigilância Acústica Submarina da Amazônia Azul (VASAA)
O projeto VASAA tem como objetivo o estabelecimento de uma rede de 5 sensores na Enseada dos Anjos (Arraial do Cabo - RJ) para estudo da propagação do som na área e para desenvolvimento de sistemas de detecção e localização. Os sensores são pequenas bóias de PVC. Confeccionadas com elementos comerciais, alimentadas por pequenas baterias, onde estarão instalados um rádio para transmissão de dados, um hidrofone e um posicionador GPS. A bóia terá um dispositivo simples de fundeio com 2 poitas.

Detecção de Feições Oceanográficas por Plataformas Satelitais (DetecFeições)
A complexidade dinâmica da Corrente do Brasil ao largo do sudeste brasileiro gera, ocasionalmente, feições oceanográficas únicas, com duração inferior a dez dias e de difícil previsão. Tais feições causam interferências marcantes na propagação de sinais
acústicos marinhos, dificultando ou inviabilizando a detecção e a localização de submarinos. A utilização de informações oceanográficas climatológicas da estrutura de densidade para o conhecimento da propagação acústica não é eficiente para a detecção de submarinos em ambientes dinâmicos, como a Corrente do Brasil.

Dados Oceanográficos Coletados com Aeronave de Asa Rotativa – DOCAAR
O projeto DOCAAR tem como objetivo obter uma coletânea de perfis verticais de temperatura de feições oceanográficas associadas à Corrente do Brasil ao largo de
Cabo Frio (RJ), focando suas diferenças sazonais e utilizando a rapidez de coleta com aeronave, imagens de satélite e batitermógrafos descartáveis (EXpendable Bathy
Thermographs - XBT).

Atlas Digital de Oceanografia e Meteorologia para Construção Naval
Este projeto objetiva fornecer parâmetros ambientais para auxílio no desenvolvimento de projetos para a construção de meios de superfície e submarinos, através do levantamento, compilação e análise dos dados disponíveis e através da aplicação de técnicas de re-análise, de análise objetiva e de modelagem numérica para o preenchimento das lacunas de informação atualmente existentes nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O Projeto é desenvolvido na área marítima adjacente à costa brasileira, entre os paralelos de 10ºN e 50ºS e da costa ao meridiano de 020ºW, caracterizada por parâmetros físicos, oceanográficos e meteorológicos, como por exemplo: temperatura da água da superfície do mar, climatologia de ondas, circulação costeira e oceânica, dados de vento, pressão, etc.

IEAPM - www.ieapm.mar.mil.br

Nenhum comentário: