Seja bem-vindo (a) ao Blog do Mar Brasileiro, parte do Projeto Mar Brasileiro em Rede (http://www.marbr.net.br/), cuja missão é: fomentar o conhecimento, a pesquisa e a exploração sustentável das riquezas da plataforma continental brasileira; apoiar e divulgar a Marinha do Brasil.

______________________________________________________________________

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dois estaleiros numa só tacada

Tradicional fabricante de rebocadores marítimos, com mais de 40 unidades construídas no Brasil, a Wilson, Sons entrou em definitivo na corrida para atender à demanda offshore da Petrobras. Até 2012, a companhia planeja instalar dois estaleiros novos, que, juntos, poderão fabricar até 11 embarcações de apoio dos tipos PSV e AHTS por ano.
A expansão começa pela construção de um novo estaleiro em uma área de 17 mil m² a alguns metros da unidade atual, no Guarujá (SP). Além de duplicar a capacidade de produção de três para seis PSVs por ano, o projeto vai viabilizar a construção de navios AHTS, que, com 16 m de largura, não cabem na carreira existente.
Embora com a mesma capacidade de processamento da planta atual, da ordem de 4,4 mil t anuais, o segundo estaleiro do Guarujá terá um dique seco com 25 m de boca e um pórtico de 80 t, que permitem a mudança no perfil de construção da empresa. “Vamos ampliar o portfólio construindo embarcações maiores”, ressalta o diretor da Wilson, Sons, Adalberto Souza.
O investimento no estaleiro é da ordem de R$ 45 milhões. A empresa já possui a licença da Cetesb, órgão ambiental paulista, e aguarda para este mês a liberação do alvará da Prefeitura de Guarujá para iniciar a obra. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 15 meses, mas a expectativa é iniciar a construção dos barcos antes do fim da obra. 

Fonte: Revista Brasil Energia

Nenhum comentário: